O SIGNIFICADO DO SINAL DA CRUZ


Para os cristãos traçar o sinal da cruz é rico de significados. Não se trata de um simples gesto, mas reporta às verdades da fé:

Por Ele expressamos três verdades ou dogmas fundamentais da nossa fé: o Dogma da Santíssima Trindade, da Encarnação e da Morte de Jesus Cristo. Quando se diz: ‘em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’, você está proclamando o Mistério da Santíssima Trindade. Quando você leva à testa a mão direita, dizendo: ‘Em nome do Pai’ e desce com a mão na vertical e toca na altura do estômago continuando: ‘e do Filho’, você está indicando o mistério da Encarnação: o Filho de Deus desceu ao seio da virgem Maria. Depois, levando a mão direita para o ombro esquerdo completando a cruz tocando o ombro direito, está se indicando a morte de Jesus na Cruz (CARVALHO, O significado do sinal da cruz, 2011).

Na liturgia, uso do sinal da cruz traçado sobre o livro do Evangelho, na testa, na boca e no peito de quem proclama e da assembléia, traduz a relação de compromisso que o cristão estabelece com o Evangelho. Explica Carvalho:

A cruz na testa lembra que o Evangelho deve ser entendido, estudado, conhecido; a cruz nos lábios lembra que o Evangelho deve ser proclamado, anunciado (missão de todo cristão); e a cruz no peito, à altura do coração, nos indica que o Evangelho, acima de tudo, deve ser vivido, pregado e testemunhado. A piedade popular também explica que a cruz na testa é para nos livrar dos maus pensamentos; na boca, para nos livrar das más palavras; e, no peito, para nos livrar das más ações (CARVALHO, O significado do sinal da cruz, 2011).

Por Cristo ter morrido na cruz e por ela ter chegado à ressurreição, o sinal da cruz é rico de significado: revela a ação salvífica de Deus. “A criança que faz o sinal da cruz e o santo que interiorizou pessoalmente o mistério da paixão de Cristo dão testemunho de seu significado perene na vida e na praxe cristã” (AHERNS, 1993, p. 250).

Nenhum comentário: