O meio-dia na perspectiva bíblica


Na Bíblia, a expressão “meio-dia” (mesembría), é mencionada inúmeras vezes nos mais variados contextos e sentidos. Foi ao meio-dia, ao redor da mesa da refeição, que se deu o reencontro doloroso de José como os seus irmãos (Gn 43,16.25). Foi ao meio-dia que Elias desafiou os profetas de Baal (1Rs 18,27.29), que os filhos de Hemon de Berot chegaram à casa de Isboset (2Sm 4,5) e os israelitas partiram para combater os arameus (1Rs 20,16). Amós profetizou que o sol iria se pôr ao meio-dia (8,11). O profeta Sofonias anunciou que Azoto será expulsa em pleno meio-dia (2,4). O autor do Eclesiástico trata sobre a proteção do Senhor contra o ardor do meio dia (34,19). O salmista compara a realização do direito como a claridade do meio-dia (Sl 37,6). Era conhecida como a hora da ação do mal, da visita do demônio do meio-dia (daimoniou mesembrinou) (Sl 91,6), como se refere algumas versões gregas. O profeta Isaias faz referência sobre a sombra do meio-dia (16,3), da sua claridade (58,10) e do tropeço do povo ao meio-dia (59,10). Jeremias menciona o “grito de guerra ao meio-dia” (20,16) e o destruidor que vem em pleno meio-dia (15,8). O meio-dia era a hora sagrada da oração (Sl 55,17). O Anjo manda que Filipe parta ao meio-dia (ou para o lado do sul) (At 8,26). Em Jó 23,9, Dn 18,4.9, Mateus 12,42 o vocábulo mesembría, aparece se referindo a posição geográfica, ou seja, a região do sul (nótos), de onde se provinha os ventos da chuva. O termo mesembría pode ser encontrado ainda em outras passagens bíblicas como: Is 18,4, Jz 5,10; Dt 28,27; 2Rs 4,20; Jó 11,17; Jr 6,4; Jr 20,16. Encontramos ainda, uma única vez no Novo Testamento a expressão hemera meses (ao meio-dia) no discurso de Paulo diante do rei Agripa (At 26,13).

Como podemos perceber a Bíblia faz menção diversas vezes sobre a hora do meio-dia. No entanto, algumas passagens são bem significativas e merecem uma reflexão a partir do ponto de vista da espiritualidade. Trago à tona para objeto da nossa meditação sete cenas bíblicas, que tratam do meio-dia ou hora sexta (éketes hóras).

19 comentários:

Anônimo disse...

muito bom estudo obrigo!

Anônimo disse...

muito bom estudo obrigo!

Anônimo disse...

muito bom estudo obrigo!

Unknown disse...

Gostei, muito bom.

Unknown disse...

Gostei, muito bom.

Unknown disse...

Porque isto acontece? Tive duas brigas com minha esposa e meu irmao. Todas ao meio dia!

Carlos Bezerra youtuber do canal Guerreiro Universal disse...

Massa

Unknown disse...

Horário de grande reflexão sobre o sofrimento de Jesus, por isso momento de oração um com os outros 🙏🙏

Unknown disse...

Não sei pq mas todo dia ao meio dia ou perto do meio dia eu fico passando mal.
O q será??

Sebas disse...

Ao meio dia sempre me dá uma sonolência, mesmo dormindo bem à noite.

Unknown disse...

Talvez você esteja com fome. Mas pode ser um problema espiritual. Procura ajuda.

Unknown disse...

Fome

Unknown disse...

Sempre nesse horário me ascende um sinal de alerta porque eu não sei

Marilda Menezes disse...

E foi só meio dia e meio que aconteceu o acidente em capitolio e a lancha mais atingida com maior número de pessoas chamava_se Jesus ,e até agora ,07 pessoas morreram. 9/01/22
O relógio do mundo já está a beira de marcar meio dia ..preparem_se ,os sinais estão aí .abram o entendimento ,aceitem Jesus ,ele é a passagem ,a porta única do mundo para eternidade com Deus

Anônimo disse...

Me explica uma coisa, o meio dia de acordo com a biblia, é as 12:00 horas ou as 18:00 horas? Já que Amós profetizou que o sol iria se pôr ao meio-dia.

Anônimo disse...

Desde pequeno soube através da minha mãe que no pingo do meio:
O maligno aje com mais frequência.

Edvanaldo José.
Guamaré RN.


Jorge Luiz maestro disse...

Muito obrigado meu irmão aprendi muito Deus continue te dando sabedoria

Anônimo disse...

Que texto maravilhoso , me ajudou a decifrar um sonho. Vanessa/João Pessoa -PB

Anônimo disse...

Muito bom. Obrigado pelo seu esforço para esclarecimento desta questão. (A referência à Amós 8.11 necessita correção para Amós 8.9)