VOCAÇÃO NA BÍBLIA


A vocação é um chamado que Deus faz ao homem para viver com e para Ele. A resposta ao chamado é sempre do homem, que é convidado a transformar sua vida e direcioná-la para Deus.

Na Bíblia, encontramos belas histórias vocacionais. Recordo algumas que podem nos inspirar a melhor discernirmos sobre nossa própria vocação:

Abraão: Aos 75 anos de idade foi chamado por Deus a deixar para trás sua terra e família para partir para terras desconhecidas (Gn 12,1-10). Seu testemunho vocacional nos ensina que é preciso renunciar aos nossos projetos pessoais, nossas seguranças (terra), nossos laços afetivos (família) para obedecer a Deus;

Moisés: Fez uma profunda experiência com Deus no cotidiano de sua vida. Quando pastoreava o rebanho, Deus se revelou de uma forma extraordinária por meia de uma sarça que não se consumia, e o chamou pelo nome. Sua resposta foi decisiva: “Eis-me aqui” (Ex 3,4). Sua história vocacional revela que Deus pode se nos apresentar e nos chamar a qualquer momento de nossa vida ou em qualquer profissão que estejamos exercendo. É no ordinário que podemos descobrir o extraordinário que é a manifestação de Deus;

Samuel: Foi consagrado a Deus desde criança. Sua mãe, a velha Ana, ao conduzi-lo ao templo, fez a seguinte promessa: “Da minha parte eu o dedico a Iahaweh por todos os dias que viver” (1Sm 1,28). No templo, quando já estava descansando, ouviu uma voz que o chamava. Porém, sem saber discernir que era Deus que o chamava pensava que fosse o sacerdote Eli. Somente, na quarta vez que o Senhor o chamou, respondeu: “Fala, pois teu servo houve” (ISm 3,10). A vocação de Samuel nos ensina que precisamos estar atentos para discernir a voz de Deus da dos homens;

Jeremias: Sua vocação nasceu quando ainda estava no ventre da mãe, onde Deus o conheceu, o consagrou e o constituiu para ser seu profeta para as nações (Jr 1,5). Diante do Chamado de Deus, Jeremias tenta fugir justiçando-se: “Ah! Senhor Yahweh, eis que eu não sei falar, porque sou ainda uma criança!” (Jr 1,6). A história vocacional de Jeremias nos ensina que não é possível fugir de Deus. Diante Dele, nossas desculpas são meras tentativas de não querer se comprometer com seu projeto.

Poderíamos tratar aqui de tantas outras histórias vocacionais, como: Eliseu (1Rs 19,19-21), Isaías (6,1-13), Amós (3,3-8), Maria (Lc 1,26-38), Pedro e André (Mt 4,18-20), Tiago e João (Mt 4,21-22), mas não convém. No entanto, não podemos deixar de mencionar a vocação de todo o cristão à santidade. Eis a finalidade de todo o chamado de Deus: uma vida de comunhão plena com Ele. Afirma o Apóstolo Paulo: “Nele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor” (Ef 1,4). Qualquer resposta do homem a Deus deve convergir para esta meta: ser perfeito como o Pai celeste (Mt 5,48).

Portanto, a partir dos textos bíblicos, podemos afirmar que, “certamente a vocação é um mistério imperscrutável, que coinvolve o relacionamento que Deus instaura com o homem em sua unicidade e irrepetibilidade. Um mistério que deve ser percebido e sentido como um apelo que espera uma resposta nas profundezas da consciência, naquele sacrário do homem onde ele se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser” (J. Paulo II).


PARA REFLETIR:

· Como você tem respondido ao chamado de Deus?

· Você já se deixou seduzir pela proposta de Deus como fizeram tantos homens e mulheres da Bíblia?

· Quais são os apelos que Deus têm feito para sua vida?

Nenhum comentário: