AGRADECIMENTO DA ORDENAÇÃO


Excelência Reverendíssima, Dom frei Luís Gonzaga da Silva Pepeu, arcebispo diocesano de Vitória da Conquista-BA; Reverendo Frei Francisco de Assis Barreto, Ministro Provincial da PRONEB; Reverendo Frei Rubival Cabral Brito, Ministro Provincial da Província Nossa Senhora da Piedade de Bahia e Sergipe; Caríssimos confrades aqui presentes; Padres Diocesanos; Irmãos da Ordem Franciscana Secular e da Juventude Franciscana; Seminaristas, religiosos, vocacionados, familiares e amigos que aqui se encontram, vindos de Recife, Ceará-Mirim/RN, Bom Conselho/PE, Luís Gomes-RN, Natal e Salvador- BA. Todos vós, Povo Santo de Deus, irmãos e irmãs em Cristo Jesus, Paz e Bem!

“Bendito seja o Senhor de Israel, porque só ele realiza maravilhas!” (Sl 72,18).

Nesta hora, um enorme sentimento de alegria inunda os nossos corações. O nosso ser está em festa, nossa alma se rejubila pelas chuvas de graças divinas derramadas no terreno das nossas existências. Tudo é graça! Tudo é graça! E a graça, que é Cristo, é tudo! Temos plena consciência de que, se chegamos até aqui, foi por bondade divina e não mérito nosso. Foi o Senhor que lançou sobre nós seu olhar de amor, nos seduziu, nos chamou e nos consagrou para um ministério santo e eterno.

Ser presbítero é uma dádiva divina; uma sublime vocação, um mistério divino. Exclamava São João Maria Vianney: Oh! como o sacerdote é algo sublime! Se ele se apercebesse morreria... O Sacerdote só será bem compreendido no céu… Se o compreendêssemos na terra, morreríamos, não de pavor, mas de amor.

Diante desse grande dom divino que é a ordem do presbiterato, que hoje recebemos, resta-nos agradecer ao Altíssimo e Bom Senhor e louvá-Lo pelo dom da nossa vocação. Temos consciência, Senhor, de que somos vasos frágeis, pequenos, mas, confiantes na vossa graça, aspiramos a fazer transparecer, no altar do mundo, a vossa beleza, de modo que muitos, pelo nosso testemunho, se sintam atraídos por vós. Obrigado, Senhor, pela vossa presença constante em todos os momentos do nosso peregrinar. Quando choramos, vós fostes o nosso consolo. Quando nos cansamos vós fostes o nosso ânimo. Quando caímos, vós nos erguestes. Quando pensamos em desistir, vós nos fizestes compreender que era preciso perseverar, insistir e prosseguir. Quando nos sentimos fracos, vós fostes a nossa força. Quando vencemos, vós fostes o nosso poder. Por meio de vossa presença e ajuda cada um de nós, hoje, pode dizer como o general romano Júlio Cesar, após ter alcançado a vitória: Veni, vidi, vici, ou seja, vim, vi e venci.

A nossa alegria não é sinônimo de uma mera sensação eufórica, mas tem sabor de vitória. Foram muitos anos de dedicação aos estudos, de reflexão e questionamentos, de combate com nós mesmos para não se perder de vista o nosso ponto de partida, o nosso amor primeiro. Mas a graça de Deus não foi em vão, não deixou que os nossos pés vacilassem e que os nossos corações se afastassem da meta. Por isso, aqui chegamos. Não a meta final, caros irmãos: frei André, frei Edivan e frei Heleno, mas a uma nova etapa. Daqui para sempre compete a cada um de nós fazer o firme propósito de viver o seu ministério sacerdotal na fidelidade a Deus e na doação de si mesmo aos irmãos e irmãs, para que em tudo Ele seja glorificado.

Alguém certa vez disse de forma poética: “Deus não poderia estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso deixou os pais”. O nosso agradecimento a Deus se estende a todos aqueles que foram instrumentos de sua presença em nossas vidas. Aos nossos pais: José Barbosa Soares do Nascimento e Ione Soares do Nascimento, os pais do frei André – Caetano Januário de Lima e Neusa Maria de Jesus Lima, os pais do frei Heleno – Francisco Canindé Barbosa da Silva e Francisca Santos da Silva, os pais do frei Edivan– Manoel Pinheiro de Almeida e Ana Pinheiro de Almeida, os meus pais. Eles são os braços e abraços maternos e paternos de Deus, o coração carinhoso e terno de Deus que nos aquece e fortalece. Como a Virgem Maria e São José, vocês, amados pais, nos ofereceram ao Senhor para que pudéssemos crescer em sabedoria e graça diante de Dele e dos homens. A vocês somos imensamente agradecidos pelo amor, apoio, incentivo e preocupações a nós dispensadas. Deus vos recompense por todo o bem.

Aos nossos amados irmãos e irmãs com quem partilhamos boa parte das nossas vidas, aos nossos avós paternos e maternos, aos tios e tias, primos e primas, sobrinhos e sobrinhas, nossa genuína gratidão e singela homenagem por todo o bem que vocês têm nos proporcionado. Saibam que a presença de vocês torna as nossas travessias existenciais cada vez mais significativas.

Somos filhos da Igreja. Foi ela quem nos gerou e nos acolheu para o exercício do ministério presbiteral. À santa mãe Igreja Católica Apostólica Romana, nossos agradecimentos pela confiança depositada em nós ao nos conferir o Sacramento da Ordem. Agradecendo à Igreja, não podemos deixar de expressar nossa gratidão ao sucessor dos apóstolos, Dom frei Luis Gonzaga da Silva Pepeu, arcebispo de Vitória Conquista-BA, que com alegria e disposição franciscanas aceitou o convite de nos ordenar. Dom Pepeu, nossos votos de que vossa reverendíssima continue a pastorear o rebanho do Senhor de forma profícua.

Nossa gratidão às províncias dos Frades Menores Capuchinhos: da Penha do Nordeste do Brasil e Nossa Senhora da Piedade de Bahia e Sergipe. Ao frei Francisco de Assis Barreto e frei Rubival Cabral Brito, ministros províncias de ambas as Províncias, nossa sincera gratidão por terem nos ajudado no nosso crescimento humano e espiritual. Obrigado, frei Chico e frei Rubival, pelas vezes que estiveram disponíveis para nos escutar, nos instruir, nos corrigir e nos incentivar na vivência dos valores franciscanos. Vocês não são apenas ministros da instituição, mas dos nossos corações.

Às fraternidades onde residimos: Fraternidade mãe da Província, Nossa Senhora da Penha do Recife, Fraternidade Santo Antônio de Natal, Fraternidade Sagrado Coração de Jesus de Maceió, Fraternidade N. Senhora dos Remédios de Catolé do Rocha, Fraternidade São Félix de Cantalice do Areinha (Recife), Fraternidade Nossa Senhora do Rosário do Pina, Fraternidade Frei Damião de Bozano de Jardim de Piranhas, Fraternidade São Fidelis de Sigmaringa em Bom Conselho, onde realizamos o nosso santo noviciado, ao Seminário Jesus Libertador do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, onde iniciei a minha primeira experiência na vida religiosa; e as Fraternidades Frei Urbano e Nossa Senhora da Piedade de Salvador, onde tive o prazer e a alegria de conviver com os irmãos baianos e sergipanos durante o período de quatros anos, nossa imensa gratidão.

Agradecemos aos irmãos administradores paroquiais que nos acompanharam no nosso estágio pastoral: Frei Severino Pinheiro, frei Marcelo, frei Xavier e ao Padre Edilson Bispo da Paróquia Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo, do Bairro Cabula VI em Salvador, que aqui se faz presente.

Aos formadores das diversas etapas da formação nossa gratidão por terem nos ajudado a crescermos na assimilação e vivência do carisma franciscano. Vocês foram para nós balizas que nos indicaram os caminhos a serem percorridos para melhor viver o Evangelho nas pegadas do Seráfico Pai São Francisco de Assis e da mãe Santa Clara de Assis.

Agradecemos ainda às instituições educacionais onde realizamos nossa formação filosófica e teológica: Instituto Salesiano de Filosofia, Instituto Carmelitano de Teologia Sedes Sapientiae e a Faculdade São Bento da Bahia. Aos diretores, professores, funcionários e colegas dessas instituições nossa eterna gratidão.

Aos grupos pastorais das várias paróquias e conventos por onde passamos: à Ordem Franciscana Secular de Salvador, à Juventude Franciscana, ao Movimento Cursilho de Cristandade de Salvador, ao Movimento Equipes de Nossa Senhora de Salvador, à equipe de liturgia desta paróquia, ao frei William e confrades deste convento que se empenharam para que esta liturgia ocorresse da melhor maneira possível, nossos sinceros agradecimentos.

Por fim, agradecemos a cada um de vocês, amigos, familiares, confrades, que choraram e sorriram conosco, que torceram e lutaram conosco, que estiveram presentes das mais diversas maneiras nos encontros e desencontros da nossa vida. Queremos, no altar do sacrifício, oferecer cotidianamente, junto com o pão e o vinho, as suas vidas em forma de louvor e ação de graças. Contamos com suas orações para que possamos exercer nosso ministério presbiteral como um ofício de amor e na fidelidade.

Que o nosso amado Deus vos abençoe pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e de nosso Pai São Francisco, hoje e sempre. Amém! Paz e bem!

3 comentários:

Deserto Interior disse...

Nossa fiquei triste, vc se ordenou e não me avisou Rufino? Eu tenho vc no Face.
Mas tudo bem, quero lhe desejar que Jesus ilumine sua vocação e que vc seja realmente um profeta de Deus, um seguidor fiel do carisma Franciscano.
PAZ E BEM!!!

gilberlandio.lopes@gmail.com disse...

parabéns pela sua ordenação pena que não foi possivel esta ai,mais pelo que lhe foi muito bonita e emocionante sua missa seu discurso,e isso mesmo siga enfrente o caminho e longo com muitos obstaculo e só esta começando, mas com ele tudo sera possivel, tenha sempre em primeiro lugar o amor e a humildade no seu coração em sua vida,estou muito orgulhoso de você,pode ter certeza disso um forte abraço, e muita força na sua caminhada.

Terapia do Amor disse...

João diz que o verbo[palavra] se fez carne e habitou entre nós (João 1:14), você acredita no que o apóstolo diz? ou seja JESUS é o verbo de Deus, Jesus é a encarnação da própria Palavra[Verbo] de Deus,
... e a Palavra de Deus [JESUS]diz:EU SOU A ROSA DE SARON... (cantares 2:1)
Faz mal é quem distribui drogas, violência, armas...não rosas.
Leia João Capítulo 1
Maria Chora quando vê adorando a ela em vez de Jesus!!!
Ela sempre glorificou JESUS...
Pedro e João também:
''Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.''
Atos 4:11,12
Que caia as escamas dos olhos...e vejas a luz!!!
Que DEUS te Abençoe, tenho certeza que seria a vontade de Maria também que você de fato encontre JESUS, não estou mandando isso por uma bandeira ou doutrina mas pelas minhas sinceras orações de que encontres O Caminho, A Verdade e A Vida...JESUS!!!