"É TEMPO DE RENOVAR A ESPERANÇA"


Assim disse Iahweh: Reprime o teu pranto e as lágrimas dos teus olhos! Porque existe recompensa para a tua dor... Há esperança para teu futuro (Jr, 31, 16-17).

Esperança é a palavra chave. É a palavra que deve nos motivar cada dia da nossa existência. Deve ser essa a mensagem a ser experimentada, como diz o apóstolo São Pedro em sua carta: “O que nós esperamos segundo a promessa dele, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça” (2Pd 3,13).
Um mundo que seja o santuário da justiça, do amor, da paz. É o desejo de Deus e o nosso. Um mundo em que as realidades do céu se manifestem na terra é a nossa prece: “Seja feita a tua vontade, como no céu, também sobre a terra” (Mt 6,10).
Oxalá, pudéssemos contemplar como João: “Vi então um novo céu e uma nova terra. Vi também descer do céu, de junto de Deus, a Cidade santa, uma Jerusalém nova, pronta como esposa que se enfeitou para seu marido” (Ap 21,1-2).
Porém, não basta ter o desejo. É preciso se propor a concretizá-lo. Esta é uma tarefa nossa: Diz uma lenda que um jovem foi até a loja de Deus onde foi atendido pelo anjo. Entusiasmado com tanta beleza, perguntou: “Santo anjo, o que o senhor tem para vender? Todos os dons de Deus, respondeu o anjo. Retrucou o jovem: “custa muito?”Não, são todos grátis, disse o anjo. “Então gostaria de adquirir bastante fé, esperança, amor, felicidade, paz, alegria para mim e para minha família, justiça para dar aos vizinhos, misericórdia”, disse o jovem. O anjo com tantos pedidos foi e fez um pequeno embrulho e entregou nas mãos do jovem. Este admirado, indagou: Mas como coube tudo o que lhe pedi neste pequeno embrulho? Não pedi amostra grátis...só podia ser propaganda enganosa!” Sorrindo, respondeu o anjo: “amigo, aqui nós não vendemos os frutos, mas só as sementes”.
Muitas vezes queremos tudo pronto (frutos) sem esforços. Deus nos dá as possibilidades: dons (sementes). Estas precisam ser plantadas, regadas, cuidadas para que possam produzir frutos. A tarefa é nossa: ele dá a semente em nossas mãos.
É tempo de trabalhar para a construção desse novo céu e dessa nova terra, onde a justiça e a paz serão os alicerces. O mundo melhor que sonhamos depende dos nossos esforços para construí-lo. A nossa omissão terá conseqüências desastrosas. Não basta deixar de realizar o mal, se nos omitimos de realizar o bem. “O que me preocupa, não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos. No final, não lembraremos as palavras de nossas inimigos, mas o silêncio dos nossos amigos” (Martin Luther King).
A omissão é uma atitude própria dos seguidores de Pilatos (lava as mãos) e não dos seguidores de Cristo (ele suja as mãos ao lavar os pés dos discípulos).
A nossa esperança em um mundo conforme o sonho de Deus deve ser traduzida em ações.

PARA REFLETIR:
· No seu coração reina a esperança ou desânimo?
· O que você tem feito com os dons dados por Deus?
· Quais tipos de sementes você tem plantado no terreno do coração das pessoas: amor, perdão ou ódio e vingança?
· Você tem sido omisso ou comprometido com a realização de um mundo conforme o desejo de Deus?

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente mensagem! Continue assim...

edneide disse...

muito boa mensagem para reflexão... sábias palavras