"IDENTIDADE DA TEOLOGIA FUNDAMENTAL"


A Teologia Fundamental tem como foco principal de sua reflexão o evento da Revelação cristã enquanto acontecimento e mistério e sua credibilidade. Cabe a essa teologia dar razões de sua fé (1Pd 3, 15) para o crente e não crente, seus destinatários.
Uma das características da Teologia fundamental é a apologética. Também chamada de teologia dos manuais. A apologética teve seu momento áureo com a publicação da Aeterni Patris (Leão XIII) e Dei Filius (Vaticano I).
A teologia dos manuais apresentava a Revelação cristã à luz de três categorias: Demonstratio Religiosa: apresentava o valor da religião e necessidade de crer. Tinha como destinatário o ateu;
Demonstratio Chistiana: apontava o valor salvífico, superioridade e origem divina do cristianismo. Tinha como destinatários o não cristão;
Demonstratio Catholica: defendia que a única Igreja deixada por Cristo era a Católica. Para ser salvo era necessário aderir à fé católica. Tinha como destinatário o não católico. O Vaticano II proporcionou uma virada da Teologia Fundamental em seu método, seu destinatário e suas fontes. Tal mudança pode ser caracterizada como: redescoberta da pessoa de Jesus, redescoberta da Igreja como povo de Deus, redescoberta do destinatário da Revelação e redescoberta da Escritura.
A nova identidade da Teologia Fundamental nasce a partir dos grandes desafios da modernidade. Mesmo sem deixar de ser apologética e dogmática, mas uma unidade dessas duas dimensões, ela busca um diálogo com a ciência, com as novas expressões religiosas e com os não crentes. O diálogo será o instrumento usado na transmissão do conteúdo da fé e na justificação do ato de crer.
A Teologia Fundamental em sua nova identidade se caracteriza ainda por uma reflexão da fé a partir do questionamento da própria existência. Perguntando pelo sentido da vida é possível levar o homem contemporâneo a conhecer e fazer uma experiência com Deus.

Referência bibliográfica: FISICHELLA, Rino. Introdução à teologia fundamental. Tradução de João Paixão Netto. São Paulo: Loyola, 2000.

8 comentários:

casualidade disse...

Gostei de teu blog irmão, pois tambem me interesso mto por problemas de teologia. Aki em portugal estive com aulas de teologia ou seja; de iniciação teologica, e parece que fikei mais consciente dakilo que me diz, própriamente os dogmas de uma Igreja assim, como a maneira ascética que a Igreja engloba todo, o cristão crente, e o coloca á prova da sua própria identidade
dou-te os meus parabéns e a Paz com teu Espirito

Unknown disse...

Apaz de JESUS, é muito bacana e melhor ainda é saber que a Igreja pode contar com religiosos que se doam a instruir pela internet.

Unknown disse...

Teologia; não tem nada haver com religião...nem com crenças...

Unknown disse...

Há em nós uma alma que e comunicável com o eterno, pois ela e o eterno! Não existindo nela as medidas da distancia e nem o calendário dos tempos. O nosso corpo e fruto do espírito! Em nós está o fruto e quem criou o fruto. Não devemos ser um fruto despercebido e extraviado entremeio as folhas, é que não saibamos que estamos suspensos em uma árvore, e que nós também somos partes desta árvore. Somos um universo miniaturisado! Onde tudo se encontra. Não somos um acaso... E também não estamos aqui por uma coincidência... Em tudo existe um sentido... Em tudo há uma razão de existir. Tudo começou pela sabedoria... E tudo continua acontecendo por uma sabedoria... Por um saber que sabe planejar e moldar e criar. Nada existe por acaso! Nós não agimos por acaso... Nós sabemos o que fazemos. Uma casa não começa pela preparação do lugar e nem pelos cepos... Antes de a casa ser iniciada ela já estava planejada moldada e fotografada por uma sabedoria invisível que se encontra em nós! ANTES DE EXISTIR UMA COISA MATÉRIA... ELA JÁ ESTAVA IDÉIADA MOLDADA E FOTOGRAFADA PELO PODER INVISIVEL... É este poder se encontra em nós. “Mergulhe no teu próprio intimo” Conhece-te ati mesmo!!!

Anônimo disse...

Caro Frei Rufino,
Descobri agora o seu blog, exatamente pesquisando mais sobre as matriarcas na Bíblia, pois estamos estudando esse tma nos círculos bíblicos do CEBI Uiraúna-Pb, gostei muito. Parabéns!
Ir. Rosilene

Anônimo disse...

ibadep, ibadep, ibadep, teologia

Anônimo disse...

http://www.ibadep.com/

Unknown disse...

Boa tarde ,Creio que todo cristão deveria fazer teologia pois teria um pouco mais ,de informação sobre o que fala .Pois fugiriam das falsas resposta sobre a própria religião ,deixaria de mimi e viveriam mais intensamente o cristianismo .