Primeira cena: aparição de Mambré


Iahweh lhe apareceu no Carvalho de Mambré, quando ele estava sentado na entrada da tenda, no maior calor do dia. Tendo levantado os olhos, eis que viu três homens de pé, perto dele; logo que os viu, correu da entrada da tenda ao seu encontro e se prostrou por terra. E disse: Meu Senhor, eu te peço, se encontrei graças aos teus olhos, não passes junto de teu servo sem te deteres (Gn 18,1-4).

A visita divina à tenda de Abraão e Sara é uma das mais belas cenas da Escritura. O encontro que Abraão e Sara tiveram com Deus (três homens, ou seja, Deus e mais dois anjos) se deu “no maior calor do meio dia” ou conforme a tradução grega, ao meio-dia (mesembrías). Abraão agraciado, com a visita divina, fez questão que “os homens” permanecessem em sua tenda.

O meio-dia no texto mencionado tem um sentido muito profundo. Trata-se da hora do encontro do homem com o Senhor, que chega na hora inesperada, que se manifesta de forma extraordinária no ordinário da nossa vida e que exige de nós uma atitude de acolhida. O meio-dia para o velho Abraão e a velha Sara foi inesquecível. Naquela hora, o Senhor revela-os que a estéril haveria de gerar e daria a luz um filho (Gn 18,10). Nessa promessa de Deus estava contida uma transformação em suas vidas, pois ao se realizar, Sara saiu de sua condição de mulher marginalizada e maldita. O meio-dia foi a grande virada que ocorreu em suas vidas;

Nenhum comentário: