"VIDA FRATERNA EM COMUNIDADE"




A vida fraterna franciscana é um grande tesouro. Na etapa da formação inicial ela é a escola que purifica, renova, prova e fortalece nossos ideais de uma vida com, em e para Deus. Acredito que a vida fraterna é um dos modelos mais fiéis de atualização do Evangelho nos tempos modernos quando vivida na sua inteireza. O cuidado, a ternura, o carinho e o amor traduzidos na doação, na entrega de si mesmo em função do outro, razão da nossa existência, são o que existem de mais sublime e virtuoso.
Na fraternidade Frei Urbano a vida fraterna tem sido marcada de forma peculiar pela abertura sincera entre formados e equipe formadora, pelo diálogo, disposição para partilhar idéias e ideais, por gestos de solidariedade, pela escuta e pelo respeito ao irmão.
As alegrias e as tristezas de cada um dos irmãos sãos as alegrias e as tristezas de toda a fraternidade. O coração da fraternidade Frei Urbano palpita com um sangue da alegria, do amor e da amizade de cada irmão menor. Na refeição fraterna, na oração comunitária, nos trabalhos comunitários, nos momentos recreativos, brilha no olhar e no rosto de cada de cada irmão um raio de satisfação, perceptível aos olhos daqueles que tem a oportunidade de participar desse nosso espaço fraterno.
Temos aprendido a contemplar e acolher cada irmão como um dom divino que enriquece as nossas vidas. Como é bom poder saborear da sabedoria de vida do frei Chico; aprender com as explicações teológicas profundas e eloqüentes do frei Jorge; conviver com frei Hélio, que com audácia e simplicidade conduz a formação.
Todos os irmãos são pérolas preciosas que enriquecem fraternidade. Os dons artísticos do frei Luciano, a simplicidade do frei Fernandes, a disponibilidade do frei Gilton, a alegria do frei Marcos, a dedicação do frei Roberto, a sabedoria do frei Paulo, a criatividade do frei Gilson, todas essas virtudes são como belas e perfumadas rosas que exalam no jardim da fraternidade Frei Urbano um bom perfume.
Do mais novo ao mais velho temos procurado travar um diálogo e aprender com suas experiências. O jeito singular de cada um, seus comportamentos, suas atitudes, seus testemunhos, suas fraquezas, são acolhidos com respeito e veneração.
A vida fraterna, na fraternidade Frei Urbano, tem sido uma experiência de amar e ser amado, de perdoar e ser perdoado, de declínios e ascensões. Nesse terreno fértil temos procurado plantar com ternura e cuidado as sementes do Reino da paz e da unidade.



(Artigo publicado no Boletim informativo da Província dos Capuchinhos de Bahia e Sergipe - Ano XXIV - N° 89 abril e maio 2008).

Um comentário:

Anônimo disse...

Tomei a Liberdade de adicionar LÓGOS - FREI RUFINO PINHEIRO no Blogs Católicos.

Peço-lhe se possível inserir o link do Blogs Católicos no seu blog. Desde já obrigado!

http://guiablogscatolicos.blogspot.com/