
"A mulher de Ló olhou para para trás e se tranformou numa estátua de sal" (Gn 19, 26) "Olhar para trás!" Talvez essa seja a razão de muitas pessoas estarem mergulhadas numa grande e profunda angústia. Nos tornamos prisioneiros de nós mesmos, quando não nos libertamos de certas experiências negativas, das quais jamais tentamos re-significá-las ou extrair um bem para o tempo presente. Eis o desafio e uma proposta: "Olhar para para frente!" Fomos criados para enfrentar e não fugir, para avançar e não estagnar. Olhar par frente mesmo quando tudo parece não ter sentido. Olhar para frente mesmos que os caminhos estejam escuros. Olhar para frente mesmo quando já estamos cançados de caminhar. Olhar para frente mesmo quando não confiam em nossas potencialidades. Olhar para frente mesmo quando parece não haver nenhuma alternativa. Olhar para frente mesmo que as pontes que nos unem aos outros estejam deterioradas pelo ferrugem ou cupim da inimizade. Olhar para frente mesmo quando a vida se encontrar ameaçada. Olhar para frente mesmo quando a miopia da falta de esperança nos possibilite pensar que não vale apena. Olhar para trás é querer ficar preso a falsas seguranças que nos impedem de sermos pessoas humanas em plenitude. A experiência de ser "estátua de sal", parece ser mais cômoda: não sente dor, não precisa fazer esforços, não se decepciona. Porém, não há luta, não há desafio, não há vida. Somente quem toma a iniciativa de olhar para frente, poderá desbravar mundos desconhecidos, terá a possibilidade de encontrar um lugar harmonioso, onde o sol da alegria aquece e a luz da esperança não deixa de brilhar. Olhar para trás é ilusão. Olhar para frente nos permite a possibilidade da concretização de nossos ideais. Lembre-se: "Não olhe para trás. Olhe para frente!"
Fr. Rufino Pinheiro
2 comentários:
Que o bom Deus abenções o Frei Rufino pelos seus escritos,que ajudam atantos leitores a se identificar e da passos d emudança na sua vida.um abraço Roberto
Boa tarde, Frei!
Essa mensagem foi a do meu dia! Precisava ler algo com significância... de valor... de realidade... Obrigada pelas palavras que se transformaram num bálsamo pro meu dia! Olhar pra frente! Chega de angústia, lamentações, arrependimentos, prisão interior, falta de amor próprio, resgatar o tempo perdido... Meu propósito agora é OLHAR PARA FRENTE!!
Postar um comentário