"PEREGRINAR É: PASSAR"

“Dize aos israelitas que marchem. Os israelitas, porém, passaram pelo meio do mar em seco; e as águas eram para eles como um muro à direita e à esquerda” (Ex 14, 15b.29).
A vida do peregrino é uma constante travessia. A cada marcha fazemos travessias que pode nos conduzir à vida ou à morte. Toda travessia ela comporta perigos e um certo risco. No entanto, ela é necessária para avançar. Precisamos atravessar muitos mares mesmo que corramos o risco de ser submergido pelas águas. Quem tem medo de fazer travessias bloqueia em si mesmo possibilidades de desbravar novos horizontes. Quem tem medo de arriscar jamais poderá vencer.
É próprio do caminhar fazer travessias. O caminho se faz caminhado. Pôr-se a caminho é enfrentar o desconhecido, o imprevisível, é abandonar as seguranças pela insegurança.
Sabemos a onde queremos chegar, mas as vias que devemos percorrer são desconhecidas. O peregrino do Senhor é movido pela fé. É na confiança plena em Deus que faz seu percurso. Por isso, não desanima, não tem medo, pois tem a certeza que esta sua promessa é segura: “Quando passares pela água, estarei contigo, quando passares por rios, eles não te submergirão. Quando andares pelo fogo, não te queimarás, a chama não te atingirá” (Is 43, 2).
- Pensemos nas travessias de nossa vida: já atravessei um mar vermelho que me conduz a liberdade e a vida ou permaneço à margem porque tenho medo?

Nenhum comentário: