Terceira cena: encontro da mulher samaritana com Jesus


Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta (hora ékete). Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber (Jo 4,5-6).

O encontro da Samaritana com Jesus provocou transformação em sua vida. Jesus desperta naquela mulher o que ela nunca tinha sentido: sede de Deus. No meio-dia da vida da samaritana, ela encontra o sétimo marido, o perfeito. Ao conhecê-lo ela passou a experimentar uma vida nova, descobriu que só na fonte divina pode realizar as suas necessidades. Por isso, se decidiu a abandonar a sua vida de prostituição (seis maridos), deixou o seu “cântaro” dos seus vícios e experiências passadas para testemunhar Jesus.

O meio-dia da samaritana foi marcado por alguns passos: encontro, diálogo, conhecimento, transformação, despedida, testemunho. Trata-se do itinerário de conversão que aquela mulher percorreu. A hora sexta tornou-se para ela o momento significativo de redirecionamento de sua história.

Nenhum comentário: