
O Póstolo Paulo, escrevendo à comunidade de Corinto, compara a Igreja a um corpo constituído de muitos membros e que tem como cabeça Cristo (1Cor 12, 22-29). Pelo batismo formamos uma unidade, onde cada membro, apesar das diferenças, tem uma função importante e necessária para a edificação da comunidade cristã. Pelo batismo fomos revestidos de Cristo, isto é, transformados para vivermos com ele. O ser cristão passa por esse compromisso autêntico com Jesus Cristo, procurando seguir os seus passos. Ser cristão é deixar-se penetrar pela ação do Evangelho no intuito de revelar um Deus que precisa ser amado e servido. Ser cristão é estar de prontidão para renunciar os nossos projetos pessoais, muitas vezes egoístas, interesseiros, para abraçar os ideais de Cristo, mesmo que para isso tenhamos que doar nossa própria vida. Sejamos verdadeiros cristãos dando testemunho de amor a Cristo não somente por meio de palavras, mas de ações. “O Reino de Deus não consiste em palavra, mas em poder” (1Cor 4, 20). O tempo atual exige, que os que carregam consigo a identidade de cristãos, sepultem as palavras, pois já não suportamos tantos discursos e ressuscitem as ações, tendo em vista a edificação de uma comunidade eclesial onde reine os valores da paz, da simplicidade e do serviço.
Amado irmão, amada irmã, faço uso das palavras do grande missionário Paulo para vos dizer: “Já é hora de vocês acordarem” (Rm 13, 11). Este é o momento de despertar o nossso ser cristão adormecido, que nos impede de nos levantar do nosso comodismo para participar das atividades religiosas da Igreja. É dever de todos nós, filhos e filhas da mãe Igreja, participar das celebrações no dia consagrado ao Senhor e das reuniões. É isso que nos lembra a Sagrada Escritura: “Não deixemos de frequentar as nossas reuniões, como alguns costumam deixar” (Hb 10, 25). Façamos de nossas vidas um contínuo sacrifício de louvor, agradecimento e doação, pois tudo o que somos e temos deve ser para Cristo.
“Venham, pois tudo está pronto” (Lc 14, 17). Que cada um se sinta convidado a participar de todas as atividades promovidas pela Igreja, pois ainda há lugar. É o Mestre que nos faz este convite por meio de seus mensageiros, quando diz: “Saí pelas estradas e caminhos, e façam as pessoas virem aqui, para que a casa fique cheia” (Lc 14, 22).
“Coragem, levante-se porque Jesus está chamando você” (Mc 10, 49). Digo-vos: não nos cansemos! Corramos, corramos e corramos com perseverança tendo como objetivo primordial fazer da nossa Igreja um verdadeiro santuário onde se ama a Deus e aos irmãos. Aproximemo-nos do Senhor Jesus como pedras vivas para darmos continuidade na construção de uma Igreja viva, alegre, servidora, cada vez mais discípula e missionária de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário