
A saída de Jesus do templo é sua despedida de uma instituição religiosa que não o acolheu. Suas palavras no Evangelho de Mateus já não são mais dirigidas às autoridades religiosas, mas aos seus discípulos. São os momentos finais de sua presença no meio deles. Por isso, aproveita para comunicar-lhes tempos novos, desafios que enfrentarão, aponta os meios para que permaneçam sempre fiéis.
Jesus não somente tem saído de muitos templos físicos, lugares que não há mais espaço para ele, em que suas palavras são rejeitadas, mas também, Jesus tem deixado muitos templos interiores, pois não tem encontrado acolhimento.
Quando Jesus sai desse templo já não tem mais sentido está lá. Tudo se torna vazio.
Jesus ainda permanece em meu templo interior?
O que tenho feito para acolhê-lo de forma que ele não saia?
O “Templo” saiu do “templo”. Um cairá. Outro será erguido, subirá.
Podemos erguer muitos templos, mas se o verdadeiro templo que é o nosso corpo não houver espaço para a presença de Jesus, se não for à morada permanente de Jesus, torna-se vazio, desmoronará.
Temos construído muitos templos e não a nós mesmos, a verdadeira obra de arte onde os espaços deveriam ser “largos” para Jesus e “estreitos” para que não entre outra coisa senão ele, o dono do templo.
O nosso templo interior precisa ser sempre cuidado, limpo, reformado, para que não venha a arruinar pelos vendavais da existência. Se os ventos e tempestades do pecado destruir parte de nosso templo, devemos ter a coragem de reconstruí-lo segundo o projeto de Deus, o verdadeiro arquiteto.
Tenho cuidado desse templo?
Como cuidar desse templo? Certamente criando fortalezas que impeçam qualquer ataque inimigo; sendo constantemente vigilantes; tendo atenção para perceber aquilo que precisa ser melhorado. Esse templo jamais deve ser reformado com pedras de vingança, ódio, prepotência, orgulho, mas com pedras preciosas de amor, humildade, acolhimento e perdão.
Sendo assim, do nosso templo Jesus não sairá e nos alegraremos com sua presença. No templo do meu coração, bem no centro, devo erguer um altar principal para ele para oferecer-lhe a melhor oferta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário